A HISTÓRIA DE MARCEL MENNESSON E SEU MITO VELOSOLEX O INÍCIO EM 1905 ! A história do ciclomotor Velosolex começa no início do século XX, quando Maurice Goudard e Marcel Mennesson formaram-se na Escola Federal de Engenharia, na França e decidiram formar a sociedade "Goudard & Mennesson", que se instalou na Rue de Montreuil 119, 11ième. em Paris, França. |
Os dois haviam inventado um diferente tipo de radiador, o "radiador centrífugo", para refrigeração de motores de automóveis, caminhões e ônibus, desenvolvido e fabricado por Marcel Mennesson, este inventor extraordinário. Enquanto os radiadores eram instalados com sucesso em diversos tipos de ônibus e caminhões -- como De Dion, Delauney-Belleville e Marlborough -- decidiram mudar o nome da companhia para "Solex". O diferente "radiador centrífugo" circular, usado também nos ônibus e caminhões De Dion - França Os motivos para utilização desse nome são a palavra "sol" em francês, que é SOLEIL e o radiador que tinha uma forma circular. Após a Primeira Grande Guerra, esse tipo de radiador começou a ter pouco uso, parte pelo desenvolvimento de novos processos de fabricação, como o tradicional radiador "de colméia" e parte pelos dois sócios terem sido chamados para o serviço militar. A empresa porém, continuou operando durante a guerra, sob a direção de Madame Jehanno e isso só foi possível graças à contratação da instalação dos radiadores circulares Solex nos ônibus ubanos pela Cia. Geral de Ônibus de Paris, em 1915. Em função do evidente limite da vida útil dos radiadores centrífugos, foi que Mennesson e Goudard começaram a trabalhar sobre as patentes de carburadores dos Srs. Jouffret e Renée (antigos amigos de escola) e foi aí que fundaram a "Companhia de Carburadores Solex". |
. Marcel Mennesson teve três filhos: o mais velho tornou-se diretor técnico da Solex Ltda. e também inventou o primeiro sistema prático de medição dimensional de alta precisão por ar comprimido. O segundo filho de Marcel continuou a desenvolver esta invenção que, apesar de não ser reconhecida publicamente, revolucionou a medição e fabricação de diversos tipos de componentes de precisão em uma multiplicidade de indústrias. Em 1916, Goudard e Mennesson solicitam uma patente para produzir um motor auxiliar que se posicionasse no centro da roda traseira; em 31 de dezembro de 1917 obtêm a mesma. Em 31 de dezembro de 1918 solicitam uma segunda patente, que é concedida em 26 de maio de 1919; relativa a um veículo de duas rodas composto por um quadro tubular que faz a ligação do banco e ao garfo, com um descanso para os pés, similar a um “U”, com uma suspensão dianteira tipo pendular. Mas entre os anos de 1940 e 1945, enquanto não prestavam serviços nas forças de ocupação da guerra, já havia no mercado a bicicleta motorizada "Cyclotracteur", quando Marcel produziu sua primeira e comercialmente viável "bicicleta assistida por motor", batizada de "VéloSoleX" - a bicicleta que anda sozinha. |
Para Goudard e Mennesson, o conceito de bicicleta motorizada seria fornecer a baixo custo um transporte pessoal de confiança para o público, tendo sido depositada em 1916 a primeira patente para um motor auxiliar, colocado no centro da roda traseira de bicicletas. O interesse da Solex por bicicletas com motores de emergência aumentou ao verificar chances crescentes de venda e em 1940 Marcel Mennesson apresentou seu primeiro protótipo com motor de 49 cm³, mais tarde instalado genialmente sobre a roda dianteira. |