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2 - A VELOSOLEX EM 1942 E AS INOVADORAS REVENDAS COM OS POSTOS "BP"

Em 7 de julho de 1943 é criada uma nova categoria de transportes na França: a das bicicletas com motores de cilindrada inferior a 50 cm³, ou "motores de emergência". Com esta maravilhosa novidade, foram abertas as portas para o início da sonhada produção em massa da VeloSoleX !

 

O primeiro modelo da Solex fica pronto em 1942 e são produzidas 700 unidades, imediatamente distribuídas pelos funcionários da companhia, com a finalidade de testar e melhorar o veículo. A versão definitiva foi lançada em meados de 1945 e a primeira Velosolex foi vendida em abril de 1946, sendo  manufaturadas em Courbevoie, a uma média de 15 unidades por dia, vendidas a 13.600 francos cada.

Na verdade o inventor Marcel Mennesson não é considerado apenas um dos "Gênios da Engenharia Automotiva" do mundo, mas também um gênio na área comercial e de relacionamento, principalmente pelas inovadoras formas de venda e distribuição que desenvolveu com Gaston Chapelle, tais como a "parceria com a "BP Petroleum" onde antecedeu os conceitos de "Loja Dentro de Loja", transformando os postos de gasolina da BP em "Pontos de Presença e Manutenção"; com a inovadora "Parceria de Produtos Bi-Marcas"; lançando a gasolina pré-misturada com óleo Energol,  a "BP SOLEXINE", gasolina com a dosagem correta de óleo que reduzia de forma considerável os resíduos (também chamado de carvão). Este combustível era comercializado pelos postos em latas de dois litros, que depois iam presas no garfo dianteiro e se revezavam, trocando as vazias por cheias.  

        

E a parceria que gerou mais de mil revendas em "córners" dentro dos postos de gasolina da BP - British Petroleum

 

Em 1951, Gaston Chapelle assumiu o departamento de Pós-Venda e passou a desenvolver com Mennesson uma rede inovadora de venda e assistência técnica em quase 250 postos de gasolina da BP para atender as VeloSoleX, número que elevou a parceria vitoriosa a um total de 1.000 "Pontos de Presença" em 1962, espalhando-se por toda a França e nos países pertencentes à União Francesa.

      

Postos BP viraram "pontos de presença" e a "Solexine" - a mistura gasolina+óleo pronta para as VeloSoleX

Em 1948 já com 25.000 bicicletas construídas, seu preço aumentou para 19.418 francos; em 1949, existiam 36.000, estimando-se uma venda de 100 VeloSoleX por dia. Em1951 ela já custava 32.500 francos, ou seja, mais que o dobro do seu preço inicial.

O terceiro filho de Marcel -- Bernard Mennesson -- ficou responsável conjuntamente pelo desenvolvimento e operação, que  se expandiu até o pico de oito milhões de unidades, ajudado por linhas de montagem em diversos países.