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3 - OS NOVOS MODELOS: DO "TIPO330" ATÉ A "5000" E OS DESASTROSOS ERROS

Em 1953, com um total de 100.000 bicicletas construídas, vendiam-se em quantidades de 50 a cada um dos distribuidores, pagas em dinheiro “vivo”. O sucesso era de tal forma fenomenal que os pedidos estavam com uma média de espera de 3 meses, provocando até um “mercado negro”, paralelo, e a produção já era assegurada por três unidades fabris.

 

 

O "Tipo 330" de 1954; o "660" de 1955 e o "1010" de 1957

Em 1954 é introduzido um novo modelo, o Tipo 330, com motor modificado e que custa cerca de 34.810 francos. Em 1954 são vendidas 157.814 unidades e em 1955, 202.588 unidades. Em outubro de 1955 é  introduzido o modelo 660 e em apenas uma apresentação em Paris são vendidas 228.183 unidades no ano de 1956 e 261.021 unidades em 1957. Em 1958 o volume de vendas atinge as 274.261 unidades. Em 1957 aparece o modelo 1010, cujas principais mudanças são na motorização. 

A "1400" de 1958, a  "1700" de 1959 e a "2200" de 1961 e a concorrente "VéloVaP" de 1959

O modelo 1400 foi lançado em 1958 com rodas de 550 mm. e os pneus mais grossos. São vendidas 288.309 unidades a um preço de 32.800 francos, com garantia de um ano. Em 1959 é lançado o modelo 1700, uma óbvia resposta à concorrência da “VéloVaP”. Este novo modelo, o 1700, já possuia embreagem automática. São vendidas 288.194 unidades ao mesmo preço que o modelo 1400. Nesse mesmo ano a produção é já assegurada por cinco fábricas em produção plena.

O modelo 2200 é lançado no final de 1960. As alterações são relativas ao design e à potência do motor. Em 1961, a produção alcança 300.070 unidades e cada unidade é vendida a 348 francos (alteração da moeda corrente na França). A produção aumenta para 311.076 unidades em 1963 e para 380.000 em 1964, quando eram comercializadas 1.500 unidades por cada dia de trabalho!

A "3300" de 1864; a 3800 de 1966 e a "4600 "de 1975 para exportação

Com o objetivo de melhorar a produção, o quadro foi alterado para uma forma retangular tipo viga de aço e o modelo 3300 já foi lançado em 1964 com essa nova estrutura, com preço de 373 francos.

A 3800 foi lançada em 1966 -- daí a causa desta numeração repetida nos motores desse tipo -- onde foi melhorado força e desempenho e em 1968 este modelo está disponível em duas cores distintas, o azul e vermelho, preço de 420 francos, e o modelo de luxo -- pneus banda branca, pára-lamas de aço inox, tranca Simplex anti-furto com as capas do motor, banco e manoplas na mesma cor -- por 447 francos. Em 1967 a 3800 tinha uma produção de 287.119 unidades e em 1968, de 286.431.

Em 1974 é lançada a 4600 para exportação, uma mistura da 3800 e da 5000 para estar de acordo com as legislações locais, com um farol dianteiro circular para se adequar às normas dos EUA ou um farol do modelo 5000 para o mercado inglês e de outros países.

  

A "5000" de 1971 e a "PliSoleX" dobrável

O modelo 5000 foi lançado em 1971 -- comercializado ao mesmo tempo que o 3800 -- mas voltado para o mercado jovem, com quadro menor, aros 16 e em quatro cores fortes: amarelo, laranja, azul, e branco, com preço de 529 francos, sendo produzido até 1980. Em 1973, a 5000 é disponibilizada em versão dobrável "PliSolex", que custava 715 francos e foi produzida até 1978.

Foi lançado também um modelo 5000 específico para o mercado holandês, que com suas rodas pequenas permitia que não fosse utilizado capacete. Estes foram os últimos modelos produzidos da 5000.

  

Uma sucessão de sérios erros fatais: o "Micron" de 1968, o "Flash" de 1969, o "6000" de 1972 e o "Tenor" de 1973

De 1968 a 1974 é produzido o Micron, um transporte que mistura rodas de scooter com o motor da 3800, mas (felizmente) sem pedais. Para este modelo era obrigatório o uso de capacete, de matricula e licença, demasiadas obrigações para o que se queria prático. Não foram produzidas mais de 4.000 unidades deste estranho modelo.

Com uma intenção de dominar também o mercado clássico da Mobylette e Peugeot, a Solex lançou o Flash, sem o motor na parte dianteira e em uma estrutura diferente dos seus tradicionais modelos. Lançado em 1969, deu origem ao modelo 6000 em 1972, em que se junta um sistema de tração e freio traseiro com motor de 1,4 cv, capaz de alcançar 40 km/h com consumo superior a 50 km/l, contra os 100 km/l e 30 km/h da VeloSolex 3800...   O 6000 era vendido a 559 francos, com garfo telescópico e para-lama clássico, com sua produção atingindo 100.000 unidades.

Em 1973 a Solex lança um novo modelo sem o motor na parte dianteira e com um sistema de movimentação diferente: é o Tenor, mas era na verdade ciclomotor clássico, com motor italiano Franco Morini, cujo modelo básico era vendido a 1.060 francos o L e o mais completo S, por 1.350 francos, possuindo  piscas, assento maior e molas no banco.

Seis meses depois o Tenor é remodelado, ficando sem as molas na traseira e passa a ter amortecedores e pára-lamas de inox; os modelos L e S passam a ser GL e GS com cilindros inclinados a 25º e o motor Franco Morini passa a ter 4 marchas com seleção no pé e embreagem manual, mas só disponível em vermelho, quando foram produzidos apenas 2.000 unidades. Uma séria sucessão de erros e de horrorosos modelos.