5 - A VELOSOLEX CHEGA AO BRASIL
No Brasil, ela foi lançada em 1968 com imenso sucesso, trazida pelo Francisco "Chico" Vilella, da empresa Inter-Americana Importadora e Exportadora Ltda., sediada na Rua Visconde de Inhaúma 38 / 11o. andar, com linha de montagem na Rua da Conceição no. 151 - ambas no Centro - e loja na Rua Montenegro no. 146 em Ipanema (atual Rua Vinícius de Moraes) no Rio de Janeiro.
O manual de instruções da VeloSoleX importadas pela Inter-Americana
Um raro modelo super-luxo branco, que tinha "tudo cromado" e pneus banda branca.
Nos anos `70 a Velô virou um verdadeiro "sonho de consumo" de toda a garotada a partir de dez anos, que andavam em "nuvens" pelas ruas com dezenas de Velosolex em passeios, sem contar com as diversas lojas - que existiram em Copacabana, Ipanema, Leblon, Teresópolis, Petrópolis e outras cidades - que as alugavam "por hora" com imenso sucesso...
As 3800 vieram nas cores preta, azul e vermelho (com detalhes em cinza) ...
As Velosolex 3800 e 5000 (menor) eram revendidas nos "Magazins" Mesbla (na Tijuca e na Rua do Passeio, Cidade), Sears (Botafogo), A Exposição (Largo da Carioca), Lojas Meta (na Rua Buenos Aires no. 190) e nas lojas Hermes Macedo (na Rua Voluntários da Pátria, em frente aos Cine Estação, atual Porto Seguro Seguros)...
Os decalques das Velosolex Brasileiras, importadas pela Inter-Americana
As Velosolex 5000 eram menores - tinham aros 16 - e vieram nas cores branca, amarela, laranja e azul ...
Uma 5000 foi o presente de natal em 1970 de um dos Diretores da Velô!, na época com 10 anos...
Em 1973, a Interamericana deixou de ser o agente oficial e a matriz francesa SIFAC ( Societé Industrielle de Fabrication pour l' Automobile et le Cycle ) iniciou uma participação de 34% no capital da empresa brasileira " Indústria de Cyclomotores S.A " situada na Cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, iniciando a produção brasileira para diminuir ao máximo os impostos de importação, que eram proibitivos na época.
A produção se encerrou em 1975, após a proibição das importações pelo Governo Brasileiro e até hoje não se sabe que fim foi dado às prensas e materiais desta fábrica.
O modelo lançado era o mesmo da 3800, mas com o sistema de liberação do motor e o farol dianteiro do modelo 5000, na cor "laranjão". A parte da bicicleta da Solex 3800 era produzida localmente enquanto o motor era importado da França, mas o preço de venda no Brasil era elevado e fez com que a VeloSoleX não se desenvolvesse mais fortemente no mercado da América do Sul, apesar da forte demanda.
Fotos da "Velosolex Brasileira"
Agradecimentos ao Ricardo Carneiro - Teresópolis, Rio de Janeiro
Existe uma lenda de que houve uma apreensão de peças sobressalentes por parte da Receita Federal na empresa Cássio Muniz, do Rio de Janeiro, e que este lote foi leiloado, gerando uma imensa quantidade de motores no mercado, mas sem as bicicletas. Este comprador chegou a procurar a nova fábrica no Brasil para solicitar os mapas de peças explodidas para poder identificar o imenso estoque que está intacto até hoje.
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