6 - O DECLÍNIO E FIM EM 1988 E AS TENTATIVAS DE VOLTA AO MERCADO
Em 29 de janeiro de 1974, Goudard, que era o responsável pela comercialização da Solex em todo o mundo, morre com 86 anos. Nesse mesmo ano, a Motobécane (atual MBK) fica com a maioria das ações da VeloSoleX e encerra de imediato a produção da 6000 e da Tenor, uma vez que eram concorrentes diretos dos seus próprios modelos.
Em 1977 foi introduzido um novo farol na 3800 e em 1986 os punhos e manetes passam a ser “normais”, e não mais os invertidos. |
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Através de uma sequência de transferências, a propriedade da Carburadores Solex passou para a Renault Automóveis, para a Daihatsu do Japão, para a Hispano-Suiza da Suiça e voltou para a Motobécane (fabricante da Mobylette), que após a compra pela Yamaha, em 1983, passou a se chamar MBK.
A marca registrada Velosolex -- após uma série de "buy-outs" da Solex Carburadores Francesa --pertence atualmente à Magneti Marelli Motopropulsion France S.A.S., empresa coligada da Magneti Marelli Holdings SpA., de Corbeta e pertencente à holding Fiat SpA. da Itália. |
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A 3800 foi fabricada até 1988, com vendas muito reduzidas, e passou a ser produzida em Saint Quentin, na fábrica da Motobécane, mas em novembro de 1988 são encerradas as operações e as últimas cem unidades foram vendidas em leilão para uma ação de caridade. |
O modelo 5000 - menor, com aro 16 - de luxo com pneus banda branca e para-lamas de aço inox
Tabela de preços históricos da VeloSoleX na França
Anos
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Modelos
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Preços
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1946
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13 600 Fr
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1948
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19 418 Fr
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1951
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32 500 Fr
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1954
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330
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34 800 Fr
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1958
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1400
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32 800 Fr
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1959
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1700
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34 800 Fr
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1960
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1700
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348 NFr
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1961
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2200
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348 NFr
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1964
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3300
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373 NFr
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1966
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3800
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373 NFr
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1969
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3800
3800 modèle "luxe"
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420 NFr
447 NFr
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1971
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5000
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529 NFr
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1974
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5000
Plisolex
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584 NFr
714 NFr
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1996 a 1988
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3800
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3990 NFr
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Gráfico representativo das unidades VeloSoleX produzidas pela Indústrias Motobecane ("MBK") até ser adquirida pela Yamaha, entre 1978 e 1988.
Gráfico representativo das vendas mundiais da VeloSoleX entre 1946 e 1988
Após o fechamento da fábrica VeloSoleX em 1988, todos os equipamentos velhos e gastos foram adquiridos por um grupo francês de investimentos e vendidos a uma companhia no Paquistão. Como esta empresa não conseguiu pagar pelo financiamento concedido, os equipamentos ficaram estocados no Porto de Le Havre por quatro anos.
Em 1992 um grupo europeu oriental comprou estes equipamentos e fez uma tentativa malsucedida de reviver a VeloSolex no mercado. Outros dois grupos também tentaram, também com resultados negativos, sendo o último deles a empresa Impex, na Hungria, que encerrou suas operações em maio de 2003.
Ficou claro após estes fracassos que a antiquada estrutura vertical e proprietária da Velosolex, bem como o ato de comprar os antigos e gastos equipamentos de fabricação, onde se fazia desde os parafusos, fundições e até os filtros de ar, já não é mais aplicável no mundo industrial do século XXI, onde toda a indústria opera por meio de "total outsourcing", dividindo riscos e operações de industrialização com seus grupos de fornecedores, todos possuindo alta especialização e equipes de alto profissionalismo. |
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