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8 - O RENASCIMENTO ATRAVÉS DA SOCIETÉ MOPEX FRANCE S/A EM 2003

 

 

A influência da Velosolex na cultura Francesa e Européia é muito forte e chegou até aos quadrinhos, charges, livros, cartões postais e até mesmo em selos de correio ...

Finalmente, ela retornou novamente para seu berço. Este verdadeiro "ícone" Francês - tal como o Champanhe e o queijo Camembert - teve finalmente sua produção iniciada novamente na França em 2003, através da Societé Mopex France S/A, formada por Dominique Chaumont - ex-Engenheiro da fábrica VeloSolex -  e Bernard Menesson - filho do próprio inventor Marcel - por Howie Seligman - da Velosolex-America (EUA) - pelos investidores Jane Netelenbos; Christiane Houzé - Vice-Presidente da Galeries Lafayette - Alain Berlièr e Bernard Oslrolenk - da Plusieurs Sociétés. O escritório da Societé Mopex France S/A está situado no antigo escritório  do Sr. Marcel Mennesson, em Paris.

A moda do retrô e a multiplicação de clubes de VeloSoleX virou uma onda, se espalhou pelo mundo, ganhou espaço na mídia e contagiou muita gente. Os da antiga geração passaram a se perguntar "por que não usar ela novamente para ir de "a" até "b" de forma tranquila,  segura e barata ?". Os jovens, que olharam desconfiados para essa bicicleta diferente agora agem com entusiasmo,  contagiados com o charme dos anos `50 Francês.

A Mopex S/A adquiriu de Bernard Mennesson a patente desta bicicleta motorizada e todos seus engenheiros conhecem a fundo o projeto, especificações e processos de fabricação, que lhe garantem alta qualidade e padrões religiosamente originais, operando em processo de "total outsourcing" com diversos fornecedores mundiais especialistas.

A Velô!Mopex foi atualizada para o século XXI, respeitando todos os padrões das novas exigências das legislações mundiais: freios a tambor na dianteira e traseira, buzina, ignição eletrônica, luz de freios, farol forte, refletores e velocímetro. 

Bernard Mennesson - filho do inventor Marcel - com a primeira versão de 1941, a última da MBK de 1988 e

outras duas intermediárias - e Dominique Chaumont, nos jardins do escritório da Societé Mopex France S.A.  

A Societé Mopex France S/A e seus produtos estão devidamente registrados no INPI da França, tendo recebido as autorizações de conformidade de normatização AFNOR em 21 de julho de 2003, que lhe atribuiu a denominação “VNZ” S-4800, pela norma ISO/WMI – Identificação Mundial de Construtores, com a aprovação de conformidade pela UTAC com as prescrições do Anexo I do “Capítulo 3 da Diretiva 97/24/CE no processos Nos. 03/08766, 03/08597, 03/09032, 03/09498, 04/00845, 03/0911003/08625, 03/08601, 03/08445” para a marca “BLACK´N ROLL S-4800 D”, emitido em 21 de novembro de 2003, bem como aprovação No.  “EEC VEHICLE TYPE-APPROVAL CERTIFICATE” No. E2*2002/24*0005*00 que atestou a plena conformidade com as “Normas Européias de Controle de Emissão de Poluentes 2002/24/EC”, em 12 de fevereiro de 2004.

No Brasil a empresa VeloSolex Bicyclos do Brasil Ltda. - empresa 100% Brasileira - começou a importar da Mopex em 2004, utilizando o nome de Velô! e velô!Mopex, homologado no IBAMA/PROCONVE nos índices de poluição, ruídos e pneus, além da inscrita no cadastro de fabricantes mundiais do DENATRAN.

 

e um pouco do humor Francês .... com o projeto de uma nova versão "CBX seis cilindros" ..